segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Energias Renováveis

Texto sugerido por Heitor A. Cruz
Por Andreia Paula, no site Nota Positiva

Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, em que se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão sendo constantemente renovados.


Energias renováveis

A exploração intensiva de recursos energéticos limitados tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrário daquelas, não se esgotam e não poluem muito. Entre estas formas de energia encontram-se a energia solar, a eólica, a energia das marés, a geotérmica e a hidroeléctrica.

Mas há outras fontes de energia que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não pode ser fabricada: os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.

Fontes de energia

São o conjunto de matérias-primas ou de fenômenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urânio, rios, marés, ventos, hidrocarbonetos, etc). As fontes de energia não-renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo essas fontes.

Vantagens e desvantagens das fontes de energia renováveis

Existem várias vantagens destas fontes, mas as principais são: o aproveitamento de recursos naturais, o fato de estes não serem esgotáveis e não poluírem muito (como o sol, o vento e a água). Apesar das vantagens das energias alternativas, existem alguns problemas:

Biomassa: ao contrário de outras energias alternativas, o método de combustão da biomassa não é limpo. Similar à combustão dos combustíveis fósseis, produz algumas quantidades de dióxido de carbono. No entanto, produz poluentes menos danosos, uma vez que os principais elementos encontrados nos materiais orgânicos são: o hidrogênio, o carbono, o oxigênio e o nitrogênio.

Hidroelétrica: o aumento do nível da água pode fornecer um hábitat melhor para os peixes, mas também pode destruir hábitats humanos e de outras espécies. Causa ainda a erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local. Além desses desastres naturais, a inundação também pode destruir marcos históricos.

Energia Solar: os custos iniciais de são as principais desvantagens. Quase todos os métodos de energia solar necessitam de grandes espaços.

Energia das Marés: a alteração do ecossistema no litoral é o maior problema. Tem muitos pré-requisitos que a tornam disponível apenas para algumas regiões.

Energia das Ondas: também depende muito da localização e é bastante cara.

Energia Eólica: o custo inicial das turbinas é maior do que o das energias convencionais. Do ponto de vista ambiental, há o barulho produzido, interferências nos sinais de televisão e pode matar os pássaros. Além dos problemas de poluição visual na natureza. Também não podem estar perto das cidades e há o problema de o vento não soprar 24 horas por dia o que pode causar problemas na entrega de eletricidade.

Um comentário:

  1. Adorei, muito legal o último texto! Neste bimestre vcs vão ver um pouquinho sobre a biomassa! Tomara que logo seja instalado um ou mais biodigestores na Baixada Santista.

    ResponderExcluir